![]() |
| Aldeia de Sambade - 2012 |
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Nós Trasmontanos Sefarditas e marranos – 13
António Rodrigues
Mogadouro. Uma das
irmãs de Manuel Fernandes Vila Real chamou-se Isabel Henriques e foi casada com
António Rodrigues Mogadouro. A este, o sobrenome ficou-lhe da terra onde terá
nascido ou passado a infância, pois que o filho mais velho indicou a aldeia de
Sambade como a terra natal de seu pai. Mogadouro e Sambade eram então duas terras relativamente
próximas e complementares, na medida em que Mogadouro produzia muitas lãs e
Sambade era o grande centro da indústria têxtil do Nordeste Trasmontano.
Nascido por volta do ano de 1598, António Rodrigues cedo começou a viajar e a
mercadejar por terras de Castela onde tinha cópia de familiares, nomeadamente
em Madrid, cidade pujante em termos de construção civil e seu tio António
Álvares dominava a produção e venda de tijolos (“ladrillos”). Madrid era então
a jovem capital de Espanha unificada e a função pública ganhava respeito e
dignidade. E António tinha dois primos empregados em organismos do Estado,
altos funcionários, como hoje se diria. Facto é que, aos 22 anos, ele decidiu
fixar-se em Madrid, ali permanecendo por 5 anos. Regressou a Trás-os-Montes e
foi casar a Vila Real, com Maria Lopes, a qual faleceu pouco depois, sem lhe
dar descendência. Voltou a Madrid mas… em 1933 regressou definitivamente a
Portugal, estabelecendo-se em Lisboa, com casa de comércio, na Rua das Mudas. E
logo voltou a casar, com Isabel Henriques, como atrás se disse. Poucos anos
depois, aquando da revolução de 1640, já a casa comercial do Mogadouro tinha
nome, a ponto de “ganhar o concurso” para o fornecimento de géneros aos
exércitos estacionados em Trás-os-Montes. Certamente ajudaram nisso as relações
com a família dos Távoras, senhores de Mogadouro e com o Conde de castelo
melhor que naquela mesma família estava casado. E ainda mais ajudariam seus
numerosos irmãos e irmãs estabelecidos por Mogadouro, Sambade, Chacim, Miranda
do Douro… todos trabalhando em rede. E em rede trabalhava com outros irmãos,
primos e sobrinhos que ele tinha em Madrid, Bordéus, Livorno… Em simultâneo
cresciam os filhos e com estes metidos na empresa desde cedo, alargavam-se os
negócios, em termos geográficos e na diversificação de produtos comerciados:
especiarias e diamantes da Índia, escravos de Angola, açúcar e tabaco do
Brasil, sal, vinho e azeite de Portugal, tecidos e metais do Norte da Europa…
Entretanto o poder político mudou de mãos, com o rei Afonso VI a ser
encarcerado e a ver a mulher casar-se com o irmão Pedro, este aclamado rei nas
Cortes Gerais da Nação cujos membros eram na grande maioria Familiares da
Inquisição. E com o “partido da inquisição” a tomar as rédeas do poder, as
primeiras vítimas foram, naturalmente, os mercadores marranos apoiantes do
regime e que, respondendo ao apelo do padre António Vieira, entraram com seus
capitais na fundação da Companhia das Índias. E assim António Rodrigues
Mogadouro foi preso em 29 de Julho de 1672, juntamente com os dois filhos
varões mais velhos, seguindo-se os outros todos, à excepção de uma filha casada
com o primo Diogo Rodrigues Marques que conseguiu fugir para Inglaterra. Ao
cabo de 7 anos o velho patriarca morreu na cadeia. Mas o seu processo na
inquisição não terminou. Apenas foi encerrado no auto de fé de 26.11.1684, em
que os seus ossos foram desenterrados, metidos em um caixão e queimados na
fogueira, juntamente com um boneco de palha que o representava. Na cadeia
também morreram duas filhas, uma delas pouco depois de ser presa e lavando um
filho no ventre prestes a nascer e que também morreu. O filho mais velho,
António Rodrigues Henriques, que à data da prisão era já o gestor executivo das
empresas Mogadouro, esse foi queimado vivo no auto de fé de 10.5.1682. No mesmo
auto saiu penitenciada a filha mais nova, Brites Henriques e os filhos
Francisco e Pantaleão. Este acabaria por reconstruir a sua vida e, anos depois,
aparecia em Lodres como um dos 5 líderes da comunidade judaica que assinaram o
contrato para construção da sinagoga de Bevis Marks.
António Júlio Andrade
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


Sem comentários:
Enviar um comentário